Club of Rome in the News

Default | Print This Page

O Clube de Roma

1 O que é O Clube de Roma?

O Clube de Roma é uma organização independente sem fins lucrativos.

 

A função do Clube de Roma é debater as causas principais dos retos e as crises que o mundo enfrenta atualmente: o nosso conceito atual de crescimento, desenvolvimento e globalização. O Clube de Roma trabalha como uma plataforma na qual se encontram os acadêmicos, cientistas, políticos, empresários e membros da sociedade civil para planejar, desenvolver e implementar medidas efetivas relativas aos diversos temas globais inter-relacionados. Estes temas incluem a sustentabilidade ambiental, crescimento económico, consumo de recursos, paz, segurança e demografia.

 

O Secretariado internacional do Clube está localizado em Wintherthur, Suíça.                               

2. Como é que trabalha O Clube de Roma?

O Clube de Roma está a trabalhar em conjunto com cientistas, especialistas e os responsáveis em tomar decisões que provêm das áreas da política, comércio, e das organizações internacionais. O Clube de Roma trabalha em função das recomendações para tratar os diversos temas globais como: clima, energia, paz, segurança e transformação social. Este trabalho está sendo realizado no programa-quadro do Clube “Um Novo caminho para o Desenvolvimento Mundial” (A New Path for World Development).

 

Os membros do Clube, além disso, participam em diversos projetos e iniciativas. As publicações dos livros selecionadas pelos membros são divulgadas como  “Relatórios para o Clube de Roma”.

 

Uma das prioridades do Clube para futuras atividades é enfocar-se no conhecimento e educação mediante o seu trabalho com a geração mais nova e com as universidades.     

 

3. Onde foi que se criou o Clube de Roma?

Em 1968, um pequeno grupo de profissionais de todo o mundo das áreas de diplomacia, indústria, academia e sociedade civil reuniram-se em Roma para discutir as suas preocupações com relação ao crescimento económico e o consumo dos recursos ilimitados num mundo a cada vez mais interdependente. Esta primeira reunião do Clube de Roma foi presidida pelo italiano industrialista Aurellio Pecceo e o cientista escocês Alexander King.

 

As suas preocupações foram registradas em 1972 no primeiro relatório para o Clube de Roma: “Os Limites do Crescimento”, encarregado a um grupo de cientistas do Clube no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. O relatório descrevia um número de situações para o futuro a longo prazo da humanidade e o planeta. Sugeria, também, que mediante as medidas efetivas e a cooperação poderiam se reduzir as ameaças para o futuro. O Clube reunia-se constantemente e fomentava a consciência nos líderes políticos e nos principais responsáveis em tomar decisões sobre temas importantes.

 

O Clube, atualmente, trabalha em parceria com organizações como a UNESCO, A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico), O Globe International e um grande número de NGOs regionais e globais. O Clube, com a colaboração das organizações, distribui notas enfocadas na política e informação para os responsáveis internacionais em tomar decisões e para todo o público.

 

4. O que é que é o “Novo Caminho para o Desenvolvimento Mundial” (New Path for World Development)?

O Novo Caminho para o Desenvolvimento Mundial (The New Path for World Development) é um programa que se criou há três anos e foi realizado pelo Clube de Roma. Foi criado para integrar cinco “grupos” de temas similares dentro de um quadro conceptual. Estes são: o ambiente e recursos, globalização, desenvolvimento internacional, transformação social e paz e segurança.

 

Mediante os resultados internos do programa e as recomendações da política, serão produzidos materiais educativos e informativos. Criar-se-ão também atividades específicas que possam envolver a mídia. O resultado será um caminho ao mundo sustentável, equitativo para os Chefes do Governo, os responsáveis em tomar decisões e todo o público interessado ao redor do mundo.   

5. Cómo é que está organizado o Clube de Roma?

O Clube de Roma é dirigido pelas ideias, redes e projetos da sua associação internacional.  A organização enfoca-se, principalmente, em manter o balanço internacional entre a nacionalidade, cultura, gênero e a habilidade de todos os membros do Clube.

 

O Clube tem dois co-presidentes, dois vice-presidentes e um presidente Honorário. O Comitê Executivo do Clube de Roma dirige o trabalho da organização. O Comitê tem reuniões a cada dois anos.

O trabalho do Clube, além disso, é fortalecido e estendido a mais de 30 países ao redor do mundo pelas atividades da Associação Nacional (National Association).

 

O Centro de Apoio Europeu (European Support Centre), localizado em Viena, é o responsável de apoiar as atividades e promover a colaboração entre as Associações Nacionais.

 

6.  Qual é que é a experiência de um membro do Clube de Roma?

Os membros do Clube de Roma estão muito interessados em um campo específico relacionado com as atividades da organização como o ambiente e recursos, globalização, desenvolvimento mundial, transformação social e paz e segurança. As personalidades, também, que realizaram estudos significativos são aceites como membros. 

7. Quem é que apóia financeiramente o Clube de Roma?

O Clube de Roma, para as suas atividades e programas, procura contribuições e acordos entre os membros mediante organizações internacionais, entidades públicas e privadas e instituições relacionadas.

 

 

O Clube de Roma, desde o início, é uma organização que recebe subscrições anuais dos seus membros. O Clube, além disso, criou a Fundação do Clube de Roma (The Club of Rome Foundation), que recebe contribuições dos doadores que desejam apoiar o seu trabalho.

8. Como e onde é que posso assistir os eventos do Clube de Roma?

Diversas conferências, seminários e eventos públicos são organizados dentro do programa-quadro do Clube de Roma em todo o mundo. São organizadas principalmente pelas Associações Nacionais do Clube.

 

Para informação sobre os próximos eventos em todo o mundo. Por favor, visite o nosso site de reuniões.

O Centro de Apoio Europeu do Clube de Roma proporciona informação regular sobre as atualizações dos eventos organizados pelas Associações Nacionais do Clube.

9. Como é que posso me envolver com O Clube de Roma?

Uma boa maneira de aprender mais sobre as atividades do Clube de Roma é contatar à Associação Nacional do Clube ou assistir o evento local.

 

10. Como é que posso ser membro do Clube de Roma?

Muitos membros, antes de ser parte do Clube de Roma, realizaram estudos em áreas relacionadas ao Clube como: demografia, crescimento económico, e sustentabilidade ambiental. Os candidatos, geralmente, são propostos por um membro atual. Após disso, a decisão é tomada pelo Comitê Executivo do Club.

Se você estiver interessado em ser membro e sente que a sua experiência corresponde com as exigências do Clube, contate um membro do Clube de Roma.

 

———————————————————————————–

 

Esta traduçao em português forma parte parte da iniciativa de traduçoes voluntárias de páginas web para associaçoes do Mondo Services. Tradutor: Jenny Fumero